O Festival da Batata-doce de Aljezur regressa de 26 a 28 de novembro O Festival da Batata-doce de Aljezur regressa de 26 a 28 de novembro
05 novembro, 2021
O Festival da Batata-doce de Aljezur regressa de 26 a 28 de novembro

Um dos maiores festivais gastronómicos de Outono do sul do país arranca no próximo dia 26 de novembro, em Aljezur.

Depois de uma versão digital devido à pandemia da Covid-19, o Festival da Batata-doce de Aljezur regressa com algumas restrições e adaptações, mas muito perto da “normalidade”. Sendo necessário procedermos a alguns ajustes, para responder às exigências e restrições ainda impostas pela pandemia de covid-19, proporcionando um espaço mais amplo e seguro para quem nos visita, o Municipio de Aljezur não quis deixar de dar um passo em frente e assumir a retoma deste importante evento.

A variedade de oferta gastronómica passará por tasquinhas com uma Zona Petisqueira no seu interior que abordará a batata-doce de Aljezur de forma mais “descomprometida” e leve, à qual se associam livremente os restaurantes do concelho, que nos seus espaços complementam a oferta gastronómica deste espaço do festival, nesta edição, reservada essencialmente a petiscos.

Várias dezenas de expositores, acompanhados de animação itinerante, trarão a cor, o artesanato e os produtos genuínos da região para deleite dos milhares de visitantes que são esperados neste fim-de-semana em Aljezur.

A tentação do doce mantem uma presença forte e em cada esquina do festival será fácil ser tentado por vários produtos onde a Batata-doce de Aljezur nas suas múltiplas utilizações, marca a diferença, seja através de pastelaria variada, num chocolate, num licor, numa compota, numa aguardente, num gelado ou até numas refrescantes e saborosas cervejas.

Para os visitantes estará também reservada a venda direta da melhor batata-doce do mundo, a Batata-doce de Aljezur, única com Identificação Geográfica Protegida (IGP), devidamente embalada e garantida pela Associação de produtores de Batata-doce de Aljezur que irá ainda disponibilizar a batata assada em forno de lenha e a Batata-doce frita.

A aposta e afirmação deste produto de qualidade tem sido nas últimas décadas uma preocupação permanente do Municipio de Aljezur, através de um apoio continuado à Associação de Produtores da Batata-doce e por essa via aos seus produtores. O festival da Batata-doce de Aljezur é um dos aspetos mais visíveis dessa parceria, tendo como principal intuito a valorização da produção agrícola deste produto secular e de sabor e características únicas, muito devido às condições endafoclimáticas que a zona demarcada apresenta para a produção da mesma.

Cremos serem motivos mais do que tentadores para uma visita a Aljezur no fim de semana de 26 a 28 de novembro. Visite o Festival da Batata-doce de Aljezur (Sexta e Sábado, das 12:00h às 24:00h e no Domingo, das 12:00h às 22:00h) deixe-se tentar por esta iguaria gastronómica.

A entrada e o estacionamento são Gratuitos. Seja bem-vindo ao Coração da Costa Vicentina!

A melhor batata-doce está em Aljezur A melhor batata-doce está em Aljezur
05 novembro, 2021
A melhor batata-doce está em Aljezur

Este evento celebra a melhor batata-doce do mundo, produto de características únicas com indicação geográfica protegida ”variedade Lyra”, genuinidade que lhe é conferida pelo trabalho árduo de todos os produtores, homens e mulheres que constituem a Associação de Produtores de Batata-doce de Aljezur.

O certame visa igualmente honrar todos os que se dedicam a esta atividade agrícola bem como todo o sector agroalimentar a ela ligado, como forma de incentivo e reconhecimento do seu trabalho.

Poderá encontrar vários restaurantes e tasquinhas onde serão servidas as receitas mais típicas e as novas propostas culinárias, sempre conjugadas com esta batata-doce de sabor único e impar.

As Doceiras de Aljezur trarão até este festival as mais requintadas tentações de bolos, pasteis, tortas e outras formas de saciar os apetites dos mais gulosos e dos mais curiosos em perceber como são únicas estas tentações feitas de forma sábia e tradicional, pelas nossas “embaixadoras” da doçaria local.

Resultado de uma parceria estabelecida há vários anos entre o Município de Aljezur e a Associação de Produtores de Batata Doce de Aljezur com o principal intuito de valorizar a produção agrícola deste produto secular e de sabor e características únicas, muito devido ao solo e ao clima que a zona demarcada apresenta para a produção da mesma, o festival regista ano após ano maior afluência de visitantes, facto que nos orgulha e distingue enquanto Aljezurenses.