Festival da Batata-Doce de Aljezur, um evento que desperta os sentidos. Festival da Batata-Doce de Aljezur, um evento que desperta os sentidos.
27 novembro, 2019
Festival da Batata-Doce de Aljezur, um evento que desperta os sentidos.

Um dos maiores festivais gastronómicos de Outono do sul do país arranca no dia 29 de novembro, em Aljezur.
 

Começa no fim-de-semana de 29 de novembro a 1 de dezembro em Aljezur mais uma edição do Festival da Batata-doce de Aljezur.

A variedade de oferta gastronómica passará por Restaurantes, Tasquinhas, Street Food e uma Zona Petisqueira na tenda exterior que abordará a batata-doce de Aljezur de forma mais “descomprometida” e leve.

A tentação do doce mantem uma presença forte e em cada esquina do festival será fácil ser tentado por uma pastelaria variada de base da batata-doce de Aljezur, por um chocolate com batata-doce, um licor, uma compota, uma aguardente, um gelado, uma bebida quente ou até, quiçá, umas refrescantes e saborosas cervejas.

Animação constante aqui poderá encontrar dirigida a crianças e graúdos, salientando-se a confeção ao vivo de receitas variadas, elaboradas por conceituados chefes. Concursos gastronómicos e muita música.

Mais de uma centena de expositores, acompanhados ao som de música variada, trarão a cor, o artesanato e os produtos genuínos da região para deleite dos milhares de visitantes que são esperados neste fim-de-semana em Aljezur.

Para eles estará também reservada a melhor batata-doce do País, possuidora do selo de Identificação Geográfica Protegida (IGP), garantida pela Associação de produtores de Batata-doce de Aljezur que irá ainda disponibilizar a batata assada em forno de lenha e a Batata-doce frita.

A aposta e afirmação deste produto de qualidade têm sido uma das preocupações da Associação que ao longo dos últimos anos tem norteado a ação da mesma e do próprio Município. É também este o momento da celebração da melhor batata-doce do mundo, produto de características únicas, a variedade “Lira”. Também por isso, este certame revela-se da maior importância para o concelho e já se impôs como um grande Festival Gastronómico a nível nacional, muito visitado por todos os que procuram os diferentes sabores desta região.

Cremos serem estes motivos tentadores para uma visita a Aljezur neste fim-de-semana, visite o Festival da Batata-doce de Aljezur (Sexta e Sábado, das 12:00h às 24:00h e no Domingo, das 12:00h às 22:00h).

A entrada e o estacionamento são Gratuitos

Seja bem-vindo ao Coração da Costa Vicentina!

A melhor batata-doce está em Aljezur A melhor batata-doce está em Aljezur
06 novembro, 2019
A melhor batata-doce está em Aljezur

Este evento celebra a melhor batata-doce do mundo, produto de características únicas com indicação geográfica protegida ”variedade Lyra”, genuinidade que lhe é conferida pelo trabalho árduo de todos os produtores, homens e mulheres que constituem a Associação de Produtores de Batata-doce de Aljezur.

O certame visa igualmente honrar todos os que se dedicam a esta atividade agrícola bem como todo o sector agroalimentar a ela ligado, como forma de incentivo e reconhecimento do seu trabalho.

Poderá encontrar vários restaurantes e tasquinhas onde serão servidas as receitas mais típicas e as novas propostas culinárias, sempre conjugadas com esta batata-doce de sabor único e impar.

As Doceiras de Aljezur trarão até este festival as mais requintadas tentações de bolos, pasteis, tortas e outras formas de saciar os apetites dos mais gulosos e dos mais curiosos em perceber como são únicas estas tentações feitas de forma sábia e tradicional, pelas nossas “embaixadoras” da doçaria local.

Resultado de uma parceria estabelecida há vários anos entre o Município de Aljezur e a Associação de Produtores de Batata Doce de Aljezur com o principal intuito de valorizar a produção agrícola deste produto secular e de sabor e características únicas, muito devido ao solo e ao clima que a zona demarcada apresenta para a produção da mesma, o festival regista ano após ano maior afluência de visitantes, facto que nos orgulha e distingue enquanto Aljezurenses.

Festival da Batata-doce de Aljezur Festival da Batata-doce de Aljezur
21 outubro, 2019
Festival da Batata-doce de Aljezur

O maior festival gastronómico de outono do sul de Portugal arranca no dia 29 de novembro, em Aljezur! Falamos do Festival da Batata-doce de Aljezur que, nos dias 29, 30 de novembro e 1 de dezembro, desperta os sentidos e determina a visita obrigatória ao coração da Costa Vicentina.

Organizado pelo Município de Aljezur, em colaboração com a Associação dos Produtores da Batata-doce de Aljezur, é local ideal para apreciar a melhor batata-doce do país e degustar a excelente gastronomia e doçaria tradicionais desta zona, onde a batata-doce, variedade lyra, certificada com Indicação Geográfica Protegida, é o ingrediente principal.

Adquirir a verdadeira e deliciosa batata-doce de Aljezur ou simplesmente apreciá-la assada na hora em forno de lenha, ou frita em rodelas, como aperitivo, com açúcar e canela, assim como degustá-la em pratos tradicionais nos diversos restaurantes e tasquinhas locais representados no recinto, são motivos mais do que suficientes para rumar a Aljezur.

O certame conta ainda com várias dezenas de expositores e um programa que privilegia o melhor da região do Algarve: artesanato, comércio, doçaria tradicional, diversos showcookings apresentados por conceituados chefs, provas de vinhos e aguardentes, concurso de doces de batata-doce, entre outros momentos culturais.

Não perca, no Espaço Multiusos de Aljezur…


Sexta e Sábado, das 12:00h às 24:00h;

Domingo: das 12:00h às 22:00h;

Entrada e estacionamento gratuitos.

Comboio turístico disponível e gratuito para transportar os visitantes desde o parque de estacionamento junto ao Centro de Saúde até ao recinto e regresso.