© MUNICÍPIO DE ALJEZUR | Rua Capitão Salgueiro Maia - 8670-005 Aljezur | Tel. 282 990 010 | Email: geral@cm-aljezur.pt | Site: www.cm-aljezur.pt

Produto secular e de sabor e características únicas


Batata-doce de Aljezur

Reza a lenda que os cavaleiros de Santiago, chefiados por D. Paio Peres Correia, antes de cada batalha utilizavam como complemento vitamínico uma poção elaborada a partir da batata doce. Naqueles tempos carregar com armas e armaduras não era tarefa fácil. Daí que necessitavam de um alimento completo. O vigor na invasão e a rapidez na tomada do castelo de Aljezur deixou os mouros boquiabertos. A conquista ocorreu em 1249 e a poção que serviu de base à magnífica vitória, segundo a lenda é nada mais, nada menos que a famosa feijoada de batata-doce de Aljezur.


Aljezur desde sempre esteve ligada a actividades agrícolas, com recurso a técnicas e métodos tradicionais que subsistiram no tempo, permanecendo imutáveis até aos nossos dias. A Batata-Doce de Aljezur, é a expressão visível desta imutabilidade, sendo hoje cada vez mais reconhecida como ex-líbris da nossa identidade cultural.



As condições ambientais únicas permitem o harmonioso crescimento das famosas “raízes de pele castanho avermelhado e polpa amarela”.


O sol, as terras, as águas, o ar limpo e o clima de Aljezur fazem das batatas-doces um produto com qualidade e com um sabor diferenciado. Considerado desde há muito, um alimento  completo, único, com qualidade e acima de tudo um produto biológico natural sem usos de químicos.


Deste modo é-lhe permitido o seu reconhecimento como um produto com a  Certificação IGP - Indicação Geográfica Protegida.